Diretrizes para Autores
A Revista Trevisan divulga conhecimento e experiências originais, de natureza científica, profissional ou educacional, nos campos das Ciências Contábeis e Gestão de Empresas, conforme destacado no item Objetivos.
Os trabalhos podem ser redigidos em Português ou Inglês. A Revista Trevisan aceita os seguintes tipos de contribuições:
1. Artigo – Fundamentos teórico-práticos, dados e resultados originais e inéditos de contribuições profissionais, pesquisas científicas e ou educacionais, que sejam relevantes ao conhecimento ou estimulem intercâmbio de metodologias profissionais e práticas inovadoras de ensino e pesquisa, cabendo artigos de final de curso (TCCs) tanto de graduação quanto de pós-graduação.
2. Entrevista – Os entrevistados devem ser convidado pelo Conselho Editorial.
3. Discussão / Resenha – contribuições e comentários sobre Artigos ou Comunicações recentes, seguidas de Réplicas pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Os textos devem ser breves, objetivos e concisos.
4. Comunicação Breve – notícias, informações, resumos e relatórios que contenham resultados de interesse ou façam parte de investigações em andamento.
Preparação do manuscrito: estrutura
A página de rosto deve conter:
- Título do manuscrito em Português e Inglês.
- Nomes dos autores em ordem direta (não superior a seis autores) com o respectivo grau acadêmico de cada um, instituição à qual está vinculado, eventuais afiliações e dados atualizados de e-mail.
- Endereço eletrônico do autor correspondente.
O Texto deve ser submetido sem identificação dos autores pelo sistema de submissão on-line, como um arquivo individual. Artigos de pesquisa originais (documento principal) são geralmente compostos pela seguintes seções, que se acham descritos a seguir.
Para trabalhos a serem enviados, exigem-se:
1. Página de título / Página de rosto: Esta página deve conter o título, o (s) nome (s) completo (s) dos autores sem abreviaturas, graus, instituição de afiliação; departamento e / ou área (quando disponível), cidade, estado, país. Podem ser indicadas abreviaturas ou siglas para estado e instituição/empresa, quando forem de fácil identificação. Deve haver apenas um nome de autor responsável pela correspondência, incluindo endereço de e-mail, endereço postal e números de telefone com prefixo. Recomendamos que os autores inscrevam-se no sistema ORCiD, para evitar discrepâncias. O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue cada acadêmico/pesquisador e elimina eventuais ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos.
2. Título sintético e coerente com o conteúdo. O título deve descrever o conteúdo do artigo de forma clara, específica e concisa, sendo limitado a dez palavras, se possível, mas não pode exceder 16 palavras.
3. Resumo/Abstract: iniciado pelo TÍTULO DO TRABALHO VERTIDO PARA O INGLÊS, em letras maiúsculas (caixa alta), sucedido por ponto final e pelo texto correspondente ao resumo, com até 150 palavras; o abstract deverá conter: objetivo da comunicação; procedimentos utilizados (métodos de investigação); sumário dos dados ou informações coletadas; principais conclusões e eventuais aplicações ou recomendações de trabalhos adicionais sugeridos. Um resumo factual e informativo jamais admite: (a) agradecimentos; (b) resultados de terceiros ou (c) citações bibliográficas.
4. Keywords/Palavras-chaves: Indicação de no mínimo duas a no máximo cinco keywords equivalentes às palavras-chaves. Evitar repetição de termos já contidos no título do artigo. Textos em Inglês, além do abstract em Inglês, devem conter um resumo em Português.
5. Texto: preferencialmente com redação impessoal, adotando-se a terceira pessoa. Inserir os títulos das ilustrações (tabelas e figuras) no corpo do texto, em posição tão próxima quanto possível de sua primeira referência no texto.
6. Sobre texto do Artigo: o tamanho recomendável para Artigos e Revisões é de no mínimo 4.000 e no máximo 8.000 palavras, incluídas tabelas, figuras e referências bibliográficas citadas.
7. Sobre Estrutura do Artigo. Estrutura sugerida para artigos:
i. Introdução e contexto do trabalho;
ii. Objetivos;
iii. Materiais, métodos e técnicas;
iv. Apresentação de dados;
v. Discussão e interpretação de resultados;
vi. Conclusões ou considerações finais;
vii. Agradecimentos;
viii. Referências citadas.
b. Estrutura sugerida para entrevistas:
i. Introdução ressaltando o contexto e a relevância do tema;
ii. Agradecimentos;
iii. Referências citadas.
Dependendo da natureza do trabalho, a estrutura pode ser diferente das sugeridas, desde que adequada à boa exposição das informações. Considerar também o envio de um template específico, conforme a edição da revista.