A Revista Trevisan simboliza mais um passo para o debate da conjuntura político-econômica e a análise das oportunidades das empresas brasileiras, com o compromisso claro de mesclar os conhecimentos conquistados na prática dos negócios com o embasamento teórico discutido em nossos cursos.
Destina-se a divulgar ações educacionais, profissionais e de pesquisa na área de gestão e ciências contábeis, fomentar a busca de novas experiências pedagógicas e estimular intercâmbio entre o mundo acadêmico e o mundo profissional. Contribuições de diferentes tipos, tais como pesquisas acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso e artigos de profissionais são bem-vindas, na medida em que constituírem inovações no campo da prática gerencial e contábil. Autores de comunicações científicas publicadas estão convidados a conectar, criativamente, sua pesquisa com outros campos do conhecimento.
Os trabalhos podem ser redigidos em Português ou Inglês.
A Revista Trevisan contempla os seguintes tipos de contribuições:
1 - Artigos – dedicados a divulgar dados e resultados originais e inéditos de pesquisas educacionais, ou estimular intercâmbio de metodologias de ensino, práticas pedagógicas inovadoras e ainda percepções sobre mudanças em diferentes contextos.. Contemplará artigos de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área.
2 - Entrevistas - a cada número da revista poderá haver uma ou mais entrevistas. A escolha dos entrevistados caberá ao conselho editorial.
3 - Resenhas – contribuições e comentários sobre Livros ou publicaçòes recentes. Devem ser breves, objetivas e concisas.
Processo de Avaliação pelos Pares
Artigos e Revisões serão submetidos à análise crítica de, pelo menos, dois consultores. Breves Comunicações e os demais tipos serão analisados pelo Editor, ou Editor Associado, com eventual apoio de consultores.
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.
Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.
Há três possibildades: (i) aceitação do artigo tal como foi enviado; (ii) aceitação do artigo após as modificações sugeridas; (iii) recusa.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.
Como dito acima, a Revista Trevisan conta com "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.